Governador Ratinho Junior lança Programa Geração Paraná Digital, que vai formar jovens desenvolvedores de software em todo o estado

Um dos momentos mais celebrados durante o Viasoft Connect 2022 aconteceu na manhã do dia 23: o lançamento oficial do Programa Geração Paraná Digital. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios, o programa vai criar cursos de formação de desenvolvedores de softwares em todo o Paraná. Com isso, pretende suprir parte da demanda por profissionais de software, promover pesquisas científicas e tecnológicas, gerar potencial de empregabilidade e inserção no mercado. O governo estima que pelo menos 30% dos jovens formados pelo programa sejam absorvidos pelo mercado de trabalho imediatamente.

O protocolo de intenções do Geração Paraná Digital foi assinado no palco do Viasoft Connect 2022, com a presença do Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, e representantes de instituições envolvidas com a implantação do projeto: Eduardo Pimentel (vice-prefeito de Curitiba),Augustinho Zucchi (Secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas),Aldo Bona (Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior),André Telles (Superintendente Geral de Inovação),Guto da Silva (Assembleia Legislativa do Estado),Luis Mascarenhas (Diretor Geral de Desenvolvimento Econômico e Social),Ramiro Wahrhaftig (presidente da Fundação Araucária),Lucas Ribeiro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) e Edmar Santos (Associação dos Municípios do Paraná).

O CEO da Viasoft, Itamir Viola, acompanhou a cerimônia e aproveitou a oportunidade para homenagear o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, com o troféu “Notável da Inovação”. “Temos no Paraná uma visão de futuro muito motivadora. Eu sempre falo que o que nos move é a qualificação das pessoas. Esse projeto vai fazer do Paraná um estado ainda mais extraordinário”, disse Ramiro.

Ao assumir a palavra, o Governador Ratinho Junior destacou conquistas recentes do estado, que hoje está entre as principais referências mundiais de sustentabilidade. “A inovação, assim como a sustentabilidade, precisa da participação do poder público. Temos o papel fomentador do ecossistema regional junto à academia e à iniciativa privada. Com o Paraná Geração Digital, colocamos o estado à disposição das empresas de tecnologia e startups. Hoje, temos 150 mil jovens fazendo programação no estado e podemos crescer mais. Queremos ser um ´berçário de cérebros´ para que os jovens descubram suas vocações para a tecnologia, movimentando a economia, gerando negócios, empregos e renda para as famílias”, destacou Ratinho Junior.

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Fábio Ortolan e Fernando de Souza


Adriele