Caito Maia conta como transformou a Chilli Beans na maior marca de óculos de sol do Brasil

Fundador da maior franquia de óculos de sol do Brasil e uma das líderes em vendas de moda no mundo, Caito Maia fechou o segundo dia do Viasoft Connect 2023 com uma palestra inspiradora sobre empreendedorismo. O dono da Chilli Beans contou toda a sua trajetória desde 1997, quando começou a vender óculos de sol trazidos do exterior; até transformar a marca em uma referência presente em países 19 países, entre eles Estados Unidos, Kwait e Alemanha. Uma estratégia pautada em foco no presente e olho no futuro: “Hoje somos a maior marca de óculos sustentável do mundo e estamos prestes a implantar 800 eco-lojas em municípios brasileiros onde ainda não atuamos. Isso só é possível porque trabalhamos o intraempreendedoríssimo, estamos sempre pensando em como fazer diferente dentro do nosso core”, exemplificou Caito.

Entre as transformações da Chilli Beans ao longo dos anos, Caito destacou a modalidade de operação – a marca só trabalha com franqueamento -, o ponto de venda – nenhuma das lojas tem vitrine com vidros – e a ousadia. Entre alguns feitos estratégicos para o marketing, a marca já colocou o astro do rock Iggy Pop para quebrar um óculos gigante, criou um cruzeiro de empreendedorismo e um e-commerce dentro da plataforma do Mercado Livre. “Nosso foco não é em reduzir a margem de lucro dos franqueados. O que queremos é que as pessoas gostem da marca e queiram ter um produto nosso”, pontuou. Para alcançar esse objetivo, a Chilli Beans optou por manter um portfólio diversificado mas sempre dentro do core business: óculos de sol. Hoje tem 1.183 lojas pelo mundo, parceria com grandes marcas de moda e entretenimento e está prestes a inaugurar 80 lojas na Alemanha.

Caito Maia incentivou o empreendedorismo paranaense com uma dica valiosa para o público: “Achem o lugar de vocês no mercado. O dia em que eu achei meu lugar, tudo ficou fácil. Tem uma hora em que precisamos fazer escolhas, e isso vai doer. Descubram aquilo que fazem de melhor e coloquem toda a energia de vocês nisso”.

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Fábio Ortolan, Fernando de Souza e Brunno Covello