“A minha história e a minha vida servem de inspiração” – Vanderlei Cordeiro, medalhista olímpico em Atenas 2004

Viasoft Connect – O que o esporte te ensinou que você leva para outros pilares da vida?

Vanderlei Cordeiro – Resiliência de conduta de ética e de valores foi primordial, além da educação que eu recebi em minha casa. O esporte também contribuiu muito no meu relacionamento com a sociedade de um modo geral e me fez entender o mundo cada vez melhor.

VC – Como foi a transição ao encerrar a sua carreira no esporte?

 VC – Minha transição foi clara e planejada com muita antecedência. Preparei-me para tomar esta decisão. Claro que foi uma decisão bem forte e difícil. Tive que entender que era o momento de parar, parar no auge da minha carreira, praticamente, mas com o grande reconhecimento que carrego até hoje. Então, foi dessa forma que eu planejei encerrar minha carreira.

VC – Normalmente pensamos em inovação como algo relacionado somente com tecnologia. Como você enxerga a inovação para os esportistas?

VC – A inovação foi primordial na minha vida e na minha carreira de esportista. A tecnologia avançou muito, a mídia é instantânea e rápida.

A parte do treinamento é muito importante, a do acompanhamento físico do treinador junto com o atleta, também. E hoje através da tecnologia o atleta consegue falar com seu treinador ao vivo na hora que ele quer. Então, acho que a inovação é importante em todos os sentidos. Está aí para ajudar o desenvolvimento geral. Eu vejo dessa forma.

VC – Comente alguma inovação relacionada ao esporte que mais chamou a sua atenção recentemente.

VC – A inovação que me chamou mais atenção é a questão de poder fazer uma atividade online, atender o público, muitas vezes distante, fazendo palestras, interagindo com as pessoas.

Isso é algo extraordinário que facilitou muito nossa vida e das pessoas que, agora, têm mais acesso ao conhecimento e podem se aprofundar mais.

VC – De que forma você vai inspirar o público que participará do Viasoft Connect 2023?

VC – A minha história e minha vida acho que servem de inspiração para todos. Então, vai ser uma grande oportunidade para que as pessoas possam conhecer um pouco da minha trajetória esportiva. Eu tenho certeza que dessa forma as pessoas terão essa oportunidade e através desse conhecimento, possam também buscar inspiração, motivação e superação em sua vida.

VC – Quando surgiu a ideia de contar sua experiência de vida e de profissão em palestras motivacionais?

VC – Eu acredito que a ideia de começar a contar minhas experiências e fazer palestra veio de uma forma bem natural, a partir do momento em que tive contato com as pessoas fora do esporte.

Elas gostaram da minha história e acabaram me incentivando a fazer palestra, o que me motivou a contá-la para mais pessoas. Assim, poderiam entender quais foram, por exemplo, as minhas reações, principalmente lá em Atenas, em 2004. Então, conhecendo a minha história, elas conseguem entender porque eu reagi daquela forma. Esse é o grande objetivo, para que as pessoas possam conhecer a história do Vanderlei.