A inovação no mercado, seguindo pilares fundamentais, pode gerar um negócio milionário

O cenário do empreendedorismo muda com com frequência e cada vez em um ritmo mais acelerado. Por isso, ficar atento a pequenos detalhes pode fazer toda a diferença.

Começar do zero e alcançar o sucesso parece ser algo distante, mas existem exemplos que provam ser possível e até mudar o mercado.

Um desses casos é Oséias Gomes, que é o fundador e CEO da Odonto Excellence, uma rede de franquias odontológicas que já conta com mais de 1200 unidades, espalhadas por Brasil, Angola, México e Paraguai.

“Eu tinha tudo para não dar certo na vida, mas não aceitava isso. Tinha o inconformismo. E no empreendedorismo temos que aproveitar as oportunidades do momento e de necessidade”, disse Oseias.

O segredo para alcançar o sucesso? Não desistir. De família pobre do interior do Paraná, ele deixou a casa dos pais aos 15 anos para tentar melhorar sua condição financeira. Se formou em administração e passou a buscar a oportunidade certa no mercado, que veio em uma conversa informal em uma mesa de bilhar.

Apesar de não ter nenhum conhecimento na área odontológica, Oséias Gomes se aventurou por trás do negócio. Foi buscar a carência que os profissionais da área tinham e criou a empresa, que rapidamente ganhou o seu espaço.

Para ele, o foco tem que ser em inovar de forma correta. Até por isso, citou o fato de saber inovar, e não banalizar o termo. Além disso, o empresário caracterização a inovação em três pilares: A evolução, que é melhorar aquilo que já existe no mercado, a revolução, que é mudar a característica de algo já presente, e a disrupção, que é substituir um produto ou serviço por algo superior.

“Em todo o mercado existe uma lacuna e dentro dela existe uma oportunidade ou uma armadilha. Você pode arrebentar a boca do balão ou ser mais do mesmo”, destacou.

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Fábio Ortolan, Fernando de Souza e Brunno Covello